domingo, 7 de agosto de 2011

Ponte de Ferro sobre o Rio das Antas.

A ponte de ferro já foi assunto aqui no blog, juntamente com outros pontos turísticos do município de Nova Roma do Sul, contudo, a construção é tão bonita que neste final de semana mereceu mais uma visita e dessa vez com direito a uma postagem específica sobre este lugarzinho. A ponte faz a ligação de Farroupilha com Nova Roma do Sul, este é o único caminho por terra para chegar até a pequena cidade.


A ponte de ferro foi construída no final da década de 20, durante o conturbado período que antecedeu a República Nova. Os blocos de pedra basáltica foram fornecidos por duas pedreiras localizadas uma em cada margem do rio, com as rochas a base de sustentação de 22m de altura foi construída no meio do rio. As barras de ferro eram produzidas na oficina da Viação Férrea do Estado do Rio Grande do Sul, na cidade de Garibaldi, transportadas por trem até Farroupilha na antiga estação férrea Nova Vicenza e de lá eram levadas em caminhões até o rio.


A única visita de Getúlio Vargas a obra aconteceu em 1929, meses antes da Revolução de 1930 que poria fim a República Velha, impedindo a posse do então eleito Julio Prestes, culminando no golpe de estado que colocaria Vargas no poder. Dessa forma a ponte inaugurada no dia 03 de outubro de 1930 recebeu o nome de Ponte Getúlio Vargas, porém, atualmente é conhecida somente como "Ponte de Ferro".



O Rio das Antas além de marcar o limite das duas cidades é um importante aliado no turismo de aventuras da região. Nele são praticados esportes radicais como o rafting, apesar de parecer bastante perigosa, a descida das corredeiras dos rios em botes infláveis vem se popularizando no Brasil, aumentando cada vez mais o número de adeptos a este esporte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...