sexta-feira, 12 de agosto de 2011

O Laçador - Símbolo Gaúcho.

Quem chega a Porto Alegre de carro pela BR-116 ou desembarca no aeroporto Salgado Filho não poderia ser recepcionado por uma figura mais importante para os gaúchos. A estátua de 4,45 metros de altura e 3,8 toneladas, está posicionada sobre um pedestal de mármore de 2,10 metros, dando um ar ainda mais grandioso a um dos símbolos máximos de Porto Alegre e do Estado do Rio Grande do Sul.


O monumento do Laçador foi criado em 1954 para um concurso em comemoração aos 400 anos da fundação da cidade de São Paulo. O vencedor da melhor representação do homem gaúcho foi o pelotense Antônio Caringi. O modelo foi inspirado no tradicionalista Paixão Côrtes e feito de gesso, após a escolha foi fundido em bronze e entregue a São Paulo. A estátua original chamava-se O Boleador e em sua mão direita trazia uma boleadeira no lugar do laço.



Quatro anos depois da sua criação, a estátua foi comprada pelo município de Porto Alegre e inaugurada no dia 20 de setembro a 600 metros de distância do local atual. A localização do monumento teve de ser alterada para dar lugar a construção do viaduto Leonel Brizola. O novo local da instalação foi batizado de Sítio do Laçador, e a estátua de bronze foi posicionada em cima da Coxilha do Laçador, uma forma de relevo bastante comum na campanha gaúcha, uma região plana e com leves ondulações.

Um comentário:

  1. Boa noite

    Um Salmo, sem motivo especifico por ter deixado no seu blogger, mas especifico para que leia, simplesmente pela leitura das Escrituras de Deus, que sempre fala ao nosso SER.


    SALMO 10

    17 SENHOR, tu ouviste os desejos dos mansos; confortarás os seus corações; os teus ouvidos estarão abertos para eles;

    18 Para fazer justiça ao órfão e ao oprimido, a fim de que o homem da terra não prossiga mais em usar da violência.

    Abraços
    Jesus Cristo te Ama!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...