segunda-feira, 18 de abril de 2011

15º ENTRAI - Encontro das Tradições Italianas.

Com a sensação de dever cumprido encerrou neste domingo a 15ª edição do ENTRAI - Encontro das Tradições Italianas. A festa que teve como tema a "Mulher Imigrante: Saberes, Força e Fé" foi o maior de todos os eventos já realizados. O distrito de Nova Milano se honra em ser o berço da imigração italiana no Estado e é por esse motivo que a comunidade milanesa a cada dois anos se une para manter vivas as tradições de seus antepassados, mostrando seus costumes, cultura e farta gastronomia a todos os visitantes.



A festa foi regada a vinho e polenta brustolada. Os pães assados em fornos de tijolos davam um toque ainda mais saboroso ao nosso retorno as raízes.




Grupos folclóricos marcaram o ritmo da festa, filós, jogos italianos e muita música contagiaram os visitantes, transformado o palco secundário em um verdadeiro baile italiano onde ninguém ficou parado.


O artesanato também pode ser apreciado, cestos de vime, chapéus e bolsas de palha estavam a venda em vários estandes. Quem acompanha o blog sabe que tenho um carinho bastante especial por esse distrito que sedia a festa, portanto seria impossível ser imparcial nessa postagem. A comunidade milanesa conseguiu fazer desta a maior e melhor de todas as edições, em outros anos a organização até deixou a desejar em alguns aspectos, mas em 2011 nem mesmo a chuva foi capaz de prejudicar a festa.

PS:  Único ponto negativo do ENTRAI 2011... Cadê o Gennaro? O Gennaro é um descendente de colonos italianos adotado como mascote da festa, ele passou anos presente encantado as crianças e até os adultos que visitavam o local. Nesta edição perdi um bom tempo procurando por ele e não consegui encontrar... que em 2013 o Gennaro volte a participar, trazendo ainda mais alegria ao Encontro das Tradições Italianas.

Um comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...