sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

A Plataforma de Tramandaí.

Fevereiro, período de veraneio, o assunto de hoje no blog não poderia ser mais oportuno: a plataforma marítima de Tramandaí, a capital das praias. Tramandaí tem uma população de aproximadamente 35mil habitantes, que durante o verão se multiplicam, atingindo a marca de 350mil veranistas. Essa grande quantidade de visitantes tem uma explicação, a proximidade com a capital gaúcha. Tramandaí é a praia mais próxima da região metropolitana de Porto Alegre.


A construção da Plataforma Marítima de Tramandaí teve início no ano de 1969. 


A plataforma tem 365 metros adentrando o mar, e a largura da construção é de 8 metros, a frente da plataforma, como podemos ver na foto acima forma um "T" com 52 metros. Atualmente a plataforma é um clube de pesca com mais de 1700 sócios, que detém as "ações", mas pode ser visitada por qualquer turista durante todo o ano, a plataforma está aberta durante todos os 365 dias, sem interrupções.


Tramandaí foi o lugar em que eu pude conhecer o mar, há muitos anos atrás. Eu era bem gurizinho ainda, devia ter uns 8 ou 9 anos e nunca tinha pisado em uma praia, a primeira vez que pisei na areia fiquei meio bobo com a ventania que fazia e um pouco decepcionado com a praia. Na minha cabeça praia era o que eu via na televisão, areias brancas, mar azul, com ondas cheias de surfistas, por isso minha primeira ida a praia gerou um misto de encantamento pela imensidão do mar e frustração pelo mar chocolate que eu encontrei, pela água gelada, enfim, coisas de uma criança que estava descobrindo algo novo...


Na foto de cima eu tentei mostrar a praia vista de cima da plataforma, para que quem nunca visitou o lugar possa ter uma noção de como a plataforma realmente adentra muitos metros no mar. Na volta pra casa não esqueçam de fazer uma parada em Osório para conhecer o Parque Eólico que eu postei essa semana aqui no blog, é bem pertinho.

4 comentários:

  1. Bem legal, me identifiquei com a parte que vc fala das suas expectativas quando conheceu o mar, tive uma visão parecida, mas até hoje continuo com ela!! Acho a praia linda na tv ou em fotos, mas não é algo que me agrade em estar lá!! Parabéns o blog está cada dia mais interessante!!
    bjos*ss

    ResponderExcluir
  2. KkkkkKk vcs não sabem oq estão perdendo... a melhor coisa da vida é entrar na agua e tentar pegar um jacarézinho(pegar onde sem prancha) e tomar um caldo (não ter controle sobre seu corpo e espatifar sobre a onda, sendo assim morrendo quase afogado),depois do caldo levantar como quem não quer nada com o nariz e o queixo ralado etc, te tentar novamente se superar! uEhuEHU

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...