domingo, 23 de janeiro de 2011

Uma Gôndola Veneziana em Nova Milano.

O distrito de Nova Milano em Farroupilha é conhecido por ser o berço da imigração italiana no Rio Grande do Sul. No ano de 2008, durante as comemorações do centenário da imigração, a prefeitura municipal colocou  na praça central de Nova Milano uma gôndola doada pela província italiana de Vêneto. A exposição da gôndola neste local histórico é uma homenagem a comunidade farroupilhense e aos primeiros imigrantes que ali chegaram.
Ao fundo da imagem podemos ver a igreja de Santa Cruz, uma das primeiras edificações religiosas da região serrana.


Junto a gôndola temos as réplicas dos passaportes das três primeiras famílias de imigrantes que chegaram no Rio Grande do Sul, que serão mostradas em outra oportunidade aqui no blog, juntamente com as diversas casas antigas tombadas pelo patrimônio histórico municipal, entre elas a casa do primeiro prefeito do município de Farroupilha..

6 comentários:

  1. Essa praça é muito linda, vale a pena conhecer, pois além do visual tem a parte histórica que é muito interessante!

    ResponderExcluir
  2. O impressionante da praça é a conservação e a quantidade de monumentos que ilustram a história da imigração no RS. Logo quero postar mais algumas coisas sobre esse lugar, muito lindo mesmo.

    ResponderExcluir
  3. Ruuii essas fotos e esses posts me lembraram a ultima vez que fui nesta praca...Foi um dia das maes e tinha um almoco Italiano, exposiecoes de carros antigos...Foi um domingo muito especial p mim...Minha viagem ja estava sendo encaminhada e faltavam alguns meses pra mim vir....Inesquecivel!
    Daviii*

    ResponderExcluir
  4. FAROUPS, É UMA CIDADE LINDA E CHEIA DE HISTÓRIA!!
    BJOS`SS

    ResponderExcluir
  5. Definiria Nova Milano, berço da colonização italiana no RS, como um cantinho da Itália que se encontra aqui. Um lugar que mantém viva suas tradições e sua identidade, cheio de histórias, de memórias, que apaixona e encanta a todos aqueles que se identificam com a cultura italiana.

    ResponderExcluir
  6. Para quem quiser acompanhar Nova Milano: http://www.facebook.com/pages/Nova-Milano/199122486767911

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...