domingo, 30 de janeiro de 2011

Uma Caverna Indígena em Veranópolis.

Para chegarmos até a gruta indígena é preciso subir o vale do Rio das Antas pela RST 470 em direção a Veranópolis. A estrada é muito bonita, com curvas, vegetação densa e mirantes que possibilitam a visão para  um dos principais rios da região serrana. A sinalização para o acesso da caverna é praticamente inexistente, as poucas placas que encontrei estavam escondidas pelo mato que cercava a rodovia.
Os vestígios encontrados no local da gruta, indicam a habitação de índios Kaingangs há aproximadamente 2.000 anos atrás. Quando cheguei na entrada da caverna (foto acima) não imaginei que o interior dela pudesse ser tão grande, a largura da caverna é de 28 metros e a profundidade é de 67 metros repletos de túneis e passagens internas.

 A gruta é de rocha vulcânica e foi formada devido a erosão dos ventos e das chuvas durante milhões de anos. Dentro da caverna a penumbra é total, por isso, antes de visitar o interior da gruta o visitante deve ligar o interruptor das luzes internas que fica na entrada e após a visita deve desligá-lo novamente.

A visita ao local não tem custo nenhum, a descida até a entrada da gruta é feita por uma trilha na mata, são cerca de 500 metros, mas a trilha não é perigosa, nos trechos mais íngremes foram construídas escadas para facilitar a locomoção dos visitantes.

11 comentários:

  1. bah! maravilha!!! tenho uma turma de desbravadores, claro que repassarei a dica... Muito interessante, nunca tinha ouvido falar...

    ResponderExcluir
  2. No retorno da aventura passe aqui pelo blog pra dizer o que achou do lugar, é sempre bom saber a opinião de quem acompanha e segue as dicas do blog.

    ResponderExcluir
  3. Sou do povo indígena kaingang, e como voce disse, não há nenhuma indicação de placas para se chegar lá, as informações que obtive foi aqui lendo, a gente nem sabia que existia esse lugar maravilhoso, obrigada pelas informações.
    Laisa kaingang

    ResponderExcluir
  4. Laísa:
    Tem foto no Panoramio, basta abrir Google Earth. Fica entre o Rio das Antas e Veranópolis, mais ou menos na metade do caminho, a Leste da estrada.
    Henrique

    ResponderExcluir
  5. Olá, que legal ver indígenas participando. Sabia que ainda existe uma família descendente dos Kaingang no Município de Santa Tereza. Muito legal conhecer a históra da nossa terra. Aqui na serra gaúcha parece que a história indígena se perdeu.
    Eduardo

    ResponderExcluir
  6. meu tio Hildo tem uma caverna parecida só que é em antonio prado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Lucas:
      Pode me fornecer as coordenadas geográficas dessa caverna em Antônio Prado? Envie a resposta para paleotocas@gmail.com . Obrigado.

      Excluir
  7. olá, adorei o seu site :)
    nessa caverna é preciso ter um guia ou algo do tipo? ou é possivel ir por conta e entrar e tudo mais sem receio?
    obrigada

    ResponderExcluir
  8. Olá, a visita não precisa ser guiada, você pode ir por conta que vai aproveitar muito.

    ResponderExcluir
  9. Olá,

    Gostaria de saber se crianças com faixa etária entre 4 e 5 anos podem frequentar o local, pois estamos pesquisando sobre o assunto e tínhamos interesse em visitar o local, mas se é perigoso, fica inviável.

    ResponderExcluir
  10. Olá! Você já foi para Nova Esperança do Sul na Gruta Nossa Senhora de Fátima? O local é lindo.. além da gruta tem 2 cascatas.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...