terça-feira, 25 de janeiro de 2011

O primeiro templo Metodista do Rio Grande do Sul.

Quem pensa que a colonização italiana do município de Bento Gonçalves trouxe consigo somente a fé católica está definitivamente equivocado. Cerca de 16 famílias vindas do norte da Itália, mais específicamente famílias Valdenses trouxeram além das tradições comuns daquela região, uma religião que vinha se difundindo grandemente naquele período, a religião protestante. A igreja está localizada no centro da cidade, de frente para a praça Vico Barbieri, que já foi tema de um post aqui no blog, quem tiver curiosidade pode conhecê-la através do link abaixo:

O templo construído em estilo colonial italiano foi tombado em 1999 pelo Patrimônio Histórico Municipal. Na escadaria estão esculpidos dois peixes e o sol, símbolos que representam o Cristianismo.

O início da atividade Metodista foi em 1887 e foi mantida com a vinda do pregador João Corrêa. Somente em 1889 que o templo foi construído, se constituíndo como o primeiro templo Metodista do Rio Grande do Sul. Na imagem acima podemos ver a construção naquele mesmo ano com as famílias reunidas em frente ao templo. Quem passa pelo centro de Bento pode dar uma fugidinha para registrar essa construção de mais de 120 anos de história.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...