sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Forqueta.

Forqueta é uma das quatro regiões administrativas de Caxias do Sul. O surgimento do povoado teve início por volta do ano 1910, quando houve a instalação de uma estação férrea na localidade impulsionando o comércio local e fazendo com que houvesse o progresso. O nome vem do italiano forchetta, e foi dado devido a um entroncamento na estrada em formato de garfo
Em minha visita o tempo estava muito fechado, pronto para desabar aquela chuva de verão a qualquer momento, na pressa de fugir da chuva fotografei a igreja, mas esqueci de ver os detalhes dela, como por exemplo o nome. Por isso, pesquisei na internet, não achei nenhuma informação em sites realmente confiáveis, mas acredito que esta seja a Igreja de Santo Antônio. 

Forqueta é o maior produtor de vinhos do município, anualmente produz cerca de 150 milhões litros da bebida. Na imagem acima temos a Cooperativa Vitivinícola Forqueta, a 1ª vitivinícola da América Latina. A vitivinícola abriga um museu que conta a história do vinho e da imigração italiana. Estarei visitando o museu em outra oportunidade, para fazer um post especial sobre os vinhos e a história de Forqueta, que anualmente organiza a Festa do Vinho Novo.

A praça central de Forqueta chama-se Joaquim Slomp, uma homenagem a um dos primeiros moradores e primeiro comerciante deste local. Por ser uma sexta-feira às 16:30 horas e com tempo nublado, obviamente a praça estava deserta.
No centro da praça tem a imagem do Bacco, o deus do vinho, o chafariz de Forqueta não jorra "vinho" como o de Bento Gonçalves, mas ele é bastante bonito. Outro detalhe interessante é que a praça é cortada pelo trilho do trem que está desativado, por isso há uma passarela que faz a ligação entre a igreja e o restante da praça.

Um comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...