terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Pinto Bandeira, o mais jovem município gaúcho.

Com a autonomia fiscal e administrativa liberada pelo Supremo Tribunal no mês de julho deste ano, Pinto Bandeira ostenta o título de mais jovem município do Rio Grande do Sul. A emancipação do município levou muitos anos, pois envolvia muitos interesses políticos e econômicos por ser até então um distrito da cidade de Bento Gonçalves. 

Com cerca de 750m de altitude a impressão que temos é de estarmos rodeados de montanhas, apesar dessa visão errônea da geografia local (no Brasil não temos montanhas) o mais importante roteiro turístico da localidade intitula-se "Vinhos de Montanha". Uma pena que nessa ocasião não pude visitar as vinícolas, isso será assunto para um outro post, usado como motivo para um breve retorno.


Em minha passagem pela cidade me encantei com a beleza da estrada que liga Bento Gonçalves a Pinto Bandeira, logo no início da rodovia nos deparamos com uma linda cascata, conhecida pela população como Cascata dos Fornasier, isso porque em frente aos Vinhos Fornasier é construído o belvedere para que os turistas possam apreciar e registrar a paisagem. 

PS: Fiquei sabendo que o nome verdadeiro da queda d'água é Cascata dos Amores.

A igreja matriz é em honra a Nossa Senhora do Rosário de Pompéia, por isso a cidade recebeu o nome de Pompéia e anos mais tarde em homenagem a Rafael Pinto Bandeira, um militar ilústre que nasceu e viveu na região, a cidade foi renomeada.

 
A praça em frente a igreja tem a estátua de um típico colono italiano, em agradecimento aos imigrantes que colaboraram com o desenvolvimento da região.

Com cerca de 27 milhões de quilos de pêssego comercializados por safra, Pinto Bandeira é o maior produtor da fruta na região serrana e um dos maiores do país, portanto, em minha visita não poderia deixar de visitar uma câmara fria, onde os pêssegos são selecionados e embalados. Segundo os proprietários a maior parte da produção é vendida nos estados de São Paulo e no Rio de Janeiro.

7 comentários:

  1. A cidade é muito legal, a estradinha pra chegar passa por lugares muito bonitos! Vale a pena conhecer.

    ResponderExcluir
  2. Bahhh... amei!!!
    Parabéns...
    abraços

    ResponderExcluir
  3. Nós, da família Pinto Bandeira no Ceará e Maranhão, adoramos saber disso. Que maravilha!

    ResponderExcluir
  4. Interessante teu blog...passo por aqui com frequência. Esse é o meu...http://raizesdaarquitetura.blogspot.com.br/2013/04/la-residenza-della-nonna.html

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...